Apps Android direto do navegador Chrome, no Linux, Mac ou Windows

12 de abril de 2015

Mais uma vez o meu amigo Bruno Gonçalves me deu uma dica sobre um aplicativo interessante e sugeriu para que eu o testasse. A finalidade desse aplicativo é rodar aplicativos do Android direto no desktop, por meio de uma extensão do Google Chrome que utiliza, por enquanto, a máquina virtual Dalvik, mas em breve será migrado para o ART.

O aplicativo em questão é o ARC Welder, que por enquanto é ofertado apenas para testes de aplicativos do Android e sendo possível instalar apenas um app por vez, caso queira instalar outro, o anterior será automaticamente removido. Sobre esse detalhe – ter apenas um app instalado – eu consegui um método para instalar vários apps. No final desse artigo irei comentar sobre tal procedimento para que possa instalar vários apps.

Uma das coisas que achei bem interessante, é a integração dos aplicativos com o sistema operacional. No caso do Linux parece que estou rodando um aplicativo local sobre uma biblioteca gráfica específica. Inclusive quando o aplicativo precisa abrir diálogos de abrir ou salvar arquivos, será aberto os diálogos nativo do sistema que você estiver utilizando.

Obs.: É importante lembra que o programa não está completamente pronto e nem todos apps irão funcionar. Eu cheguei a testar alguns, não muitos, mas até o momento que escrevo este texto, estou com cinco apps funcionando perfeitamente em meu desktop, sendo dois deles aplicativos de banco – Bradesco e Santander.

 

Download aplicativos

  • Primeiro, utilize a versão 41 ou mais recente do Google Chrome
  • Em seguida instale no Google Chrome a extensão: ARC Welder

Para baixar os apps do Android, faça o seguinte: visite o site da Play Store, escolha o app que deseja baixar e copie a sua URL. Em seguida, acesse o site APK Downloader, cole a URL no campo indicado e clique no botão (Generate Download Link), em seguida no botão (Click here to download…) verde abaixo, para baixar o app.

 

Configuração

Crie duas pastas aonde desejar, uma com o nome de ARC e outra com o nome de ARC-BKP. A primeira pasta é aonde serão instalados os apps e na segunda pasta iremos fazer cópias da primeira.

Após instalar o ARC Welder, ele estará disponível no seu menu de aplicações do sistema e também dentro do navegador Google Chrome. No meu caso, que uso o Gnome, basta acessar minhas aplicações e começar a digitar o nome do aplicativo, como mostrado na imagem a seguir:

ARC Welder

A primeira tela do ARC Welder após sua execução será para que você escolha um diretório aonde os apps do Android serão instalados. Indique a pasta ARC que foi criada anteriormente.

Imagem da primeira execução do ARC:

ARC Welder
Escolhido o diretório, a tela seguinte já será para instalar um app Android. Não possui nenhuma complicação, pois existe apenas um único botão “Add you APK” ou Adicione seu APK.

Imagem do ARC Welder para adicionar um APK:
Adicionar app

Clique no botão para adicionar um APK, aplicativo do Andoid. Escolha o app que você baixou e em seguida clique no botão Launch App para instalar e executar o app. Modifique as outras configurações como achar necessário antes de executar o aplicativo.

Imagem de instalação de um app:
Instalação

Após instalado, o aplicativo pode ser encontrado no menu de aplicações, assim como o ARC Welder foi.

Veja uma imagem do aplicativo que foi instalado, rodando em meu desktop:
Desktop app Android

 

Dica para ter vários apps instalados

O jeito que vou demonstrar não é o melhor, mas foi o que eu encontrei. Caso alguém encontre algo mais simples, por favor, não deixe de compartilhar!

Eu percebi que sempre, ao instalar um novo app, o ARC Welder da a opção de remover o anterior ou cancelar, caso você clique em remover, o aplicativo anterior será removido e caso clique em cancelar, será removido do mesmo jeito. Percebi que ele só remove o app anterior da instalação. Por exemplo, vamos supor que eu instalei 3 apps, o terceiro será removido para instalação de um novo. Porém, ele sempre remove o último aplicativo para instalar um novo. Então resolvi fazer o seguinte. Todo app que eu instalo é criado uma pasta referente a ele dentro da pasta ARC – foi a pasta que escolhi para a instalação dos apps. Como eu havia dito para criar duas pastas– ARC e ARC-BKP –, para que todo app que for instalado – que estará dentro da pasta ARC –, seja copiado para a pasta ARC-BKP. Com isso, quando for instalar um novo app, o anterior estará salvo e bastará retornar com a pasta do app para a pasta ARC.

Veja abaixo um vídeo explicando todo o processo descrito acima:

Para remove os apps do sistema, acesse o navegador Chrome, vá no menu de opções, “Mais ferramentas”, “Extensões” e clique no ícone da lixeirinha para remover o app desejado.

Fonte: http://ubuntuportal.com/2015/04/how-to-run-android-apps-with-app-runtime-for-chrome-arc-welder-in-ubuntu.html