Emulando o botão do meio no touchpad (estilo MacBook)

21 de abril de 2013

Uma coisa que sempre me agradou no GNU/Linux é a opção de poder selecionar um texto qualquer com o mouse e colocar o conteúdo selecionado com o botão do meio, do mouse. Isso facilita muito, pois você não precisa dar um [CTRL+C] para copiar o conteúdo selecionado e depois um [CTRL+V] para clocar o conteúdo; ou mesmo selecionar o conteúdo com o mouse, clicar com o botão direito e, em cima do conteúdo selecionado, escolher Copiar, em seguida ir aonde deseja, clicar com o botão direito e escolher a opção Colar. É claro que existem outros meios de fazer esse copiar e colocar, mas nada tão simples quanto selecionar o texto que deseja copiar, ir no local que deseja colar e clicar com o botão do meio do mouse, ou para os que possuem touchpad com botão, essa emulação é feita apertando os dois botões simultaneamente. Para os touchpads que não possuem botões físicos, como o meu, existe um programa (synclient) para configurar gestos, e normalmente é configurado para um toque no touchpad com três dedos.

Essa dica é válida para todos os computadores – notebooks e ultrabooks – que possuem um touchpad no estilo MacBook, o qual não apresenta botões físicos.

Nas distribuições Linux que não são derivadas do Ubuntu, você consegue realizar uma configuração “correta” do seu touchpad, inserindo informações em um arquivo texto que é colocado dentro do diretório /etc/X11/xorg.conf.d/. Porém o Ubuntu foge a essa regra e para os que conhecem essa distro, sabe que ele está cada vez mais se distanciando das demais, criando seus próprios aplicativos e configurações específicas, então, algo que era apara funcionar em qualquer distribuição Linux, acaba deixando a desejar no Ubuntu.

Depois de muito procurar, encontrei uma solução bem simples e que realmente funciona. Essa dica será aplicada de maneira global, ou seja, todos os usuários dos sistema serão “afetados” ou beneficiados.

 Abra o terminal de comandos no seu Ubuntu teclando [CTRL+ALT+T] e execute os seguintes comandos abaixo:

sudo su (Digite a senha do seu usuário)
echo synclient TapButton3=2 > /etc/touchpad_settings.sh
chmod +x /etc/touchpad_settings.sh
gsettings set org.gnome.settings-daemon.peripherals.input-devices hotplug-command "/etc/touchpad_settings.sh"

Após realizar esse procedimento, basta encerrar a sessão do seu usuário e lorgar-se novamente que o configuração já estará aplicada. Para testar, abra um editor de texto, escreva algo, selecione o conteúdo usando o touchpad e em seguida dê um toque com os três dedos juntos, para que o conteúdo selecionado seja colado.

Caso queira configurar outras opções para o touchpad, basta colocar as opções dentro do arquivo “touchpad_settings.sh”. Para saber todas opções disponíveis, execute o comando:

$ synclient -l

Referência: http://askubuntu.com/questions/130393/how-to-configure-the-touchpad-middle-click