Removendo ruídos(chiados) do áudio de um vídeo

Sou muito fã da década de 80, a qual marcou muito a minha infância, e gosto de colecionar filmes e músicas dessa década. Algum tempo atrás baixei um filme(De Volta as Aulas) e não cheguei a assisti-lo logo de cara, pois estava com um chiado muito alto o qual incomodava assisti-lo. Deixei o mesmo de lado até resolver retirar o tal ruído para, assim, poder assistir. Depois de vasculhar alguns sites e colher informações para fazer o processo, resolvi escrever algo bem simples para poder compartilhar com a comunidade.

Programas utilizados

– Mplayer para extrair o áudio do vídeo;
- mencoder(faz parte do Mplayer) para gerar um vídeo sem áudio e fazer a junção dos arquivos(áudio sem ruido e vídeo sem áudio);
- Audacity para remover o ruído do áudio.

Comece extraindo o áudio do vídeo com o seguinte comando:

$ mplayer -dumpaudio video.avi -dumpfile audio_com_ruido.mp3

Gere também um vídeo sem áudio:

$ mencoder -ovc copy -nosound video.avi -o video_sem_audio.avi

Substitua o video.avi pelo seu arquivo de vídeo.

Agora utilize o Audacity para poder remover o ruído do áudio(audio_com_ruido.mp3) . O interessante do Audacity é que ele possui vários filtros, sendo um deles o de remoção de ruídos, que é muito simples de ser aplicado.

Abra o Audacity e logo em seguida abra o arquivo audio_com_ruido.mp3 que foi extraído do vídeo.

A imagem abaixo é refente ao áudio do filme De Volta as Aulas. Pode-se notar que o áudio é muito extenso, cerca de 1:30h e dessa forma fica complicado de editar o áudio e remover tal ruído ou ruídos.

O objetivo é selecionar apenas a parte do áudio que apresenta o ruído ou chiado, para assim poder aplicar o filtro. O Audacity possui uma ferramenta de zoom que é representada por uma lupa(), clique nela e em seguida sobre a faixa de áudio, estendendo-a para poder encontrar, mais facilmente, uma parte que contem o chiado. Veja um exemplo na imagem abaixo:

obs.: Clique num ponto e ouça o áudio para conferir a parte que apresenta o ruído.

Após ampliar a faixa do áudio, use a Ferramenta de seleção e selecione uma parte da faixa que contenha apenas o ruido, como no exemplo acima. Depois de selecionada, clique no menu Efeitos, Remover Ruídos e clique no botão Perceber perfil do ruído. Com isso o filtro guardou o trecho do áudio selecionado que contém o ruído.

O próximo passo é remover o ruído, chiado, de todo áudio, para isso tecle [CTRL+A] para selecionar todo áudio e acesse novamente o mesmo menu (Efeitos, Remover Ruídos), mas dessa vez para poder configurar a taxa de áudio e remover o ruído.

Redução de ruído (dB): Esta é a quantidade de redução de ruído aplicada. Valores menores geralmente funcionam melhor. Se você deixar este valor muito alto, o áudio que você quer manter pode ser afetado também. Geralmente é melhor reduzir o som de fundo do que tentar removê-lo completamente.”

Suavização de frequência (Hz): Quanto maior for este valor, mais o filtro vai considerar diferentes frequências como sendo “as mesmas”. Se seu ruído é uma frequência única, como um zumbido ou um apito agudo, este valor deve ser deixado baixo. Se seu ruído parece mais a um chiado, então um valor maior pode ser melhor.”

Tempo de ataque/caída (segs.): Este é quão rápido o redutor de ruído reage. Use valores altos se o som de fundo é constante, como o barulho de um ar condicionado. Use valores menores se ele varia rapidamente, como o barulho de um ventilador.”

Teste os controles a vontade até adequar as configurações e conseguir obter um resultado satisfatório, que é o de reduzir ou retirar o ruido. Clique no botão Testar para verificar como está o novo áudio e assim que estiver satisfeito, clique no botão OK.

Terminado a extração do ruído, exporte (Arquivo, Exportar) o arquivo com o nome de audio_sem_ruido.mp3.

Basta agora unir o arquivo (audio_sem_ruido.mp3) de áudio sem o ruído com o arquivo (video_sem_audio.avi) de vídeo sem o áudio.

Obs.: Supondo que todos arquivos estejam no mesmo diretório.

Unir áudio com vídeo

$ mencoder -ovc copy -audiofile audio_sem_ruido.mp3 -oac copy video_sem_audio.avi -o novo_video.avi

O arquivo novo_video.avi será o arquivo de vídeo com o novo áudio sem o ruído.

ANTES DEPOIS


Referencias

http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20080308.php
http://www.misterhowto.com/index.php?category=Computers&subcategory=Video&article=change_or_remove_audio_track_with_mencoder
http://www.baixaki.com.br/info/2070-audacity-como-passar-o-filtro-de-reducao-de-ruido.htm
http://www.dublanet.com.br/forum/index.php?showtopic=7215

Categories: Linux, Software Livre

Loading Facebook Comments ...

32 comentários

  • Patricia

    Olá! Estou tentando usar o Audacy, porém quando seleciono a parte dfo ruído e vou em efeitos, eles não abrem. Voc~e me entende? será q eu fiz alguma coisa errada?

  • Mariana

    Já instalei todos os programas , mas agora não faço ideia o que fazer. Nunca fiz nada do genero, e ainda por cima está tudo em ingles !
    como é que eu extraio o audio do video?

  • Tales A. Mendonça


    Mariana:

    Já instalei todos os programas , mas agora não faço ideia o que fazer. Nunca fiz nada do genero, e ainda por cima está tudo em ingles !
    como é que eu extraio o audio do video?

    Creio que não deve ter lido todo o documento, principalmente a parte que diz: “Comece extraindo o áudio do vídeo com o seguinte comando:” e logo abaixo está bem explicado como se faz isso.
    OBS.: Isso tudo foi feito no Linux, o mplayer e mencoder é nativo do sistema Unix, sei que existe uma versão para Windows, mas nunca mexi. No caso os comandos são executados em qualquer terminal Linux.
    att.

  • Babi

    Eu tenho vários vídeos com ruido tipo apito agudo constante que filmei com uma camera fotográfica digital pentax, preciso urgente tirar esses ruidos pois os videos se trata do parto da minha filha que ainda não fez um ano. Eu tentei como me disse , mas no audacity não consigo tirar o ruído. Ajude-me, por favor.

  • isonete

    Não consigo usar o audacity, gostaria de mandar uma gravação por e-mail para que possam eliminar os ruidos de fundos e mandar de volta…

  • isonete

    podem me passar um e-mail para eu mandar uma gravação para que vcs façam o trabalho de eliminar ruidos e me mandar de volta…

  • Nicolas

    Eu tenho um episódio de um seriado que eu capturei da net de um site online pois esse episódio só tem nesse site, só que quando eu capturei o video ficou muito mas muito rápido, a duração dele original é de 20:00mins, só que ficou com 10:00 mins…ai então eu aumentei a duração do video de 10:00 mts para 20:00mts o tamanho real do video! Só que mesmo deixando o video na duração original o audio ficou com uns chiados e ecos, eu posso utilizar esse método citado acima?

  • eduardo

    Amigo acabei de baixar esse mesmo filme que vc falou ai em cima De Volta as Aulas e ele veio com chiado no som estou usando o audaci como vc falou ai acima + nao estou conseguindo tirar o chiado me passa o procedimento detalhado e qual os valores q vc colocou para retirar o chiado dele porque ele veio no filme todo o chiado …passa pra mim por email por favor email e j.edu.rodriguez@hotmail.com grato..

  • Tales A. Mendonça


    eduardo:

    me passa o procedimento detalhado e qual os valores q vc colocou para retirar o chiado dele porque ele veio no filme todo o chiado …passa pra mim por email por favor email e j.edu.rodriguez@hotmail.com grato..

    O procedimento detalhado está ai em cima, porém o Audaticy já está em uma versão mais nova, eu vou atualizar esse tutorial em breve. Estava ocupado com serviço e terminando a faculdade, mas vou entrar de férias e refaço.

  • eduardo

    o som do filme todo esta chiado como fazer pra tirar ele passa ae os numeros que vc colocou la na configuracao do ruido pra ficar bom to com ele aqui querendo assistir so q com esse som nao da

  • Tales A. Mendonça


    Felipe:

    Será que tem como fazer um tutorial destes, mas usando o Windows? Não entendo nada de Linux.

    Cara, parei de usar o Windows quando saiu o XP, em 2002. Se quiser me mandar uma licença do Windows para testar :) Não mexo com nada pirata :p

  • Alexandre Martins

    Marcos, por um acaso você teve a curiosidade de olhar em qual categoria está essa postagem??? Acho que não né? Da uma olhadinha lá. Ta escrito LINUX e não windows…OK??? Espero ter respondido sua pergunta!

  • Bruno Vasconcelos

    Muito obrigado! Tinha um vídeo do youtube que estava irreconhecível mas eu precisava assistir, baixei a gravação e segui os passos. Melhorou muito

  • Alesson

    Gente, se vocês não estão conseguindo fazer o comando é simples, converta os vídeos no formato mp3, após a conversão abra o arquivo de áudio com o Audacity, e então retire o ruído, após só fazer a junção do áudio com o vídeo.

  • Alesson

    Gente, se vocês não estão conseguindo fazer o comando é simples, converta os vídeos no formato mp3, após a conversão abra o arquivo de áudio com o Audacity, e então retire o ruído, após, só fazer a junção do áudio com o vídeo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>