Ultrabook Acer S3, em harmonia com Sabayon

28 de julho de 2012

Com o intuito de obter uma máquina leve, rápida e compacta, adquiri um Ultrabook Acer S3 em meados de 2012. Esse veio com uma versão do Windows 7 que nem curiosidade tive para saber qual era, e fui logo tratando de formatar a máquina para instalar uma distribuição Linux.

Geralmente máquinas novas, com novas tecnologias e novos hardwares, não possuem um amplo suporte a todos os recursos em Linux. Com isso, fico na espera de melhorias, tanto no Kernel como nas distribuições Linux. Esperando por melhorias no suporte aos dispositivos que o Ultrabook dispõe, e assim possa usufruir de todos os recursos de maneira para que foram disponibilizados para a máquina.

Eu já estava com uma ideia de adquirir uma nova máquina e quando a vi no site do Ubuntu – como imagem propaganda para anunciar a versão 12.04 LTS – , logo pensei: deve ao menos funcionar todos os recursos. Engano meu, tive diversos problemas até que cheguei a quebrar o Ubuntu de tantas gambiarras que foram feitas, algo que acabei desistindo e parti para o Fedora 17, esse que sempre trás novidades, mas não foi o que eu gostaria em alguns aspectos, ficou quase equiparado com o Ubuntu. Como já havia utilizado o Sabayon há algum tempo, e fui utilizador do Gentoo por mais de 5 anos, resolvi, então, testar o Sabayon para ver no que dava. Posso dizer que foram e está sendo muitas alegrias em diversos aspectos. Encontrei algumas barreiras que foram sanadas sem muita dificuldade, mas que hoje, para quem quiser instalar, não irá as encontrar. Até o momento estou com apenas um bug e que não é referente ao Sabayon, mas ao Gnome-shell, e está inclusive em outras distribuições, que relataram tal problema. Nesse bug se você desplugar o cabo de energia e plugá-lo novamente, ele não atualiza a porcentagem de energia, ou seja, o marcador do Gnome-shell não está servindo para muita coisa, com isso eu preciso acessar as configurações de energia para ver como está o nível da bateria, mas é um problema quase irrelevante se comparado a tudo que a distro oferece de benefícios.

A especificação de hardware desse Ultrabook

ProcessadorIntel ® Core ™ i7-2637M (4 MB de cache L3, 1,70 Ghz com o Turbo Boost até 2,80 Ghz , DDR3 1333 MHz , 17 W), apoiando a arquitetura Intel ® 64, Intel ® Smart Cache
Tela13.3 “TFT LED-backlit HD Widescreen CineCrystal ™ Display LCD (1366 x 768 (WXGA))
RAM4GB Dual-Channel DDR3 SDRAM de memória
Disco de Armazenamento320GB disco rígido Serial ATA (5400 rpm) e 20GB SSD integrado
GráficosIntel ® HD Graphics 3000
Sem fioIntel WiFi Link 5100 802.11 b / g / Draft-N sem fio Broadcom BCM4313
BluetoothAtheros AR3012 Bluetooth ® 4.0 + HS ou Broadcom BCM4313 InConcert ®
Áudioalto-falantes estéreo – Dolby Home Theater ® acessório de áudio v4
Leitor de Cartão2-in-1 Digital Media Card Reader suporta cartões Secure formatos de cartão digital e multimídia.
A capacidade da bateriaBateria de 3 células 36,4 (Wh)
ConectividadeHDMI ® – 2xUSB

Instalação

Em todas as distros fiz a instalação do sistema em 16GB do “disco” SSD e os 4GB restantes do SSD deixei para SWAP. O Disco de 320GB ATA deixei todo para a minha home.

Para a partição raiz (/) coloquei o sistema de arquivos BTRFS que possui um desempenho muito superior em discos SSD, fica aqui a dica. No disco ATA usei EXT4.


Problemas encontrados, em cada distribuição, e soluções propostas

Problemas encontrados no Ubuntu

No Ubuntu (12.04), foi a primeira distro que utilizei, funcionou quase tudo após a instalação, tendo apenas quatro problemas foram mais relevantes: o ajuste de brilho da tela não funcionava; a bateria descarregava muito rápido, durava cerca de 2:30h; a reprodução de vídeos, inclusive DIVX de qualidade inferior, que roda bem em máquinas modestas, possuía um problema de cortar a cena ou a imagem quando a câmera do filme estava se movendo; e um outro problema chato foi com relação a configuração do touchpad – que não possui botões físicos, é estilo do Macbook.


Soluções encontradas

Ajuste de brilho

O Ajuste de brilho foi solucionado incluindo as seguinte linhas no arquivo do grub, na variável $GRUB_CMDLINE_LINUX

Para isso, edite o arquivo /etc/default/grub e deixe a variável da seguinte maneira:

GRUB_CMDLINE_LINUX="quiet splash pcie_aspm=force i915.semaphores=1 acpi_osi=Linux acpi_backlight=vendor elevator=noop"

Em seguida rode o comando para ativar as novas configurações do grub:

sudo update-grub

*Lembrando que nem todas as opções são referentes ao ajuste de brilho. As opções quiet e splash são referentes a tela de carregamento; pcie_aspm=force serve para forçar a ativação do gerenciamento de economia de energia em alguns componentes; i915.semaphores=1 serve para resolver problemas de estabilidade e travamentos e garantir um melhor desempenho das “placas” gráficas; acpi_osi=Linux indica que você está utilizando o Linux para o hardware se comportar de “maneira correta”; acpi_backlight=vendor dá prioridade ao módulo acer_acpi que sabe como gerenciar o brilho; e por fim a opção elevator=noop que é usada para otimizar os “discos” de armazenamento.


Duração da bateria

Para a solução da bateria utilizei o programa Jupiter que faz a “dosagem” da bateria, usando em Ondemand quando conectado o cabo de alimentação, e Powersave quando ligado apenas com a bateria. Com isso consegui um rendimento cerca de 3:30h à 4:00h de carga.

Esse tempo de carga pode variar muito, como por exemplo se estiver usando o computador para jogos, vídeos ou apenas para tarefas mais básicas como navegar na internet e editar textos.


Reprodução de Vídeos (Sem sucesso)

Infelizmente não consegui resolver o problema do vídeo, inclusive segue a dica de um site dizendo que acima do Kernel 3.2.9 tudo se resolveria. Instalei essa versão a até a versão 3.4 e nada se resolveu.


Configuração do Touchpad

A Configuração do touchpad no Ubuntu ficou algo meio gambiarrado, pois não funcionava da maneira como deveria, que é ter um arquivo de configuração criado dentro de /etc/X11/xorg.conf.d/, porém essa configuração “não pega”, não inicializa, e por isso tive que colocar o arquivo para ser carregado no serviço de inicialização do Gnome-shell.

Para quem quiser usar a minha configuração, segue abaixo, comentada. Basta criar o arquivo /etc/X11/xorg.conf.d/10-synaptics.conf

Section "InputClass"
   Identifier "touchpad"
   Driver "synaptics"
   MatchIsTouchpad "on"
	# Maior sensibilidade
	Option "FingerLow" "10"
	Option "FingerHigh" "20"

	# Rolar com 2 dedos
	Option "VertTwoFingerScroll" "on"
	Option "HorizTwoFingerScroll" "on"

	# Rolar circular
	Option "CircularScrolling" "on"
	Option "CircScrollDelta" "0.1"
	Option "CircScrollTrigger" "8"

	# ClickPad
	Option "ClickPad"         "on"
	Option "EmulateMidButtonTime" "0"
	Option "SoftButtonAreas"  "50% 0 82% 0 0 0 0 0"
EndSection

Com essa configuração o touchpad fica parecendo que apresenta botões físicos, pois permite clicar e arrastar – clickpad ativo; Rolagem com 2 dedos; 2 toques para o botão direito ou clicar no canto inferior direito do touchpad; 3 toques para o botão do meio; fazer um scroll, rolagem, circular começando do canto superior esquerdo e fazer círculos com o dedo, sentido horário e anti-horário – para subir e descer a página; opção de obter uma maior sensibilidade no touchpad, ou seja, menos contato para manipular o ponteiro do mouse.

Um detalhe importante é que o toque com dois e três dedos já estão configurados por padrão, então não me preocupei de inserir no arquivo de configuração.


Considerações

Apesar de algumas gambiarras feitas no sistema, como o arquivo de configuração do touchpad não funcionar como deveria e alguns testes que tentei realizar para o funcionamento correto do vídeo, de um modo geral posso dizer que o Ubuntu ficou na média, porém longe de atingir a perfeição.

O bluetooth não funcionou de primeira, após instalação. Fiquei sabendo que existe um pach de correção para ser aplicado, mas não me preocupei com isso pois não utilizo o bluetooth.

Outro detalhe foi o consumo excessivo de memória RAM, e quando entrava no SWAP a máquina ficava bem lenta por um tempo, depois estabilizava.

Não sou contra o Ubuntu, muito pelo contrário, toda a minha família usa e fui eu que recomendei e instalei, para eles funciona muito bem e atente, mas para mim, e com meu novo hardware, não deu.


Problemas encontrados no Fedora

Logo após os problemas encontrados no Ubuntu e a quebrar do sistema, resolvi pesquisar por outras distros e cheguei ao Fedora 17. O Fedora trás o Gnome-shell como desktop principal, uma distro com um ambiente limpo, sem milhões de aplicativos que acabam “poluindo” o sistema, que eu, particularmente, não usarei para nada, acabando sempre por remover um monte de tranqueira.

O Fedora reconheceu o meu touchpad quase perfeitamente e tem o boot e desligamento mais rápido que já vi, mais até que o Uubuntu, mas uma distro não se resume em apenas iniciar ou desligar rapidamente. Em compensação, a bateria não durava 2h e a reprodução de vídeos foi a pior que vi na vida, travamentos constantes e quando mudava de cena ou a câmera se movia dentro do filme, quase parava a reprodução. Como no Ubuntu, o brilho e o bluetooth também não funcionaram.


Soluções encontradas

Ajuste de brilho

Para corrigir o problema de ajuste de brilho como também inserir outras otimizações para serem carregadas no grub, edite o arquivo /etc/default/grub e acrescente as seguintes opções na variável $GRUB_CMDLINE_LINUX

GRUB_CMDLINE_LINUX="pcie_aspm=force i915.semaphores=1 acpi_osi=Linux acpi_backlight=vendor elevator=noop"

Em seguida rode o seguinte comando para ativar as novas configurações do grub:

# grub2-mkconfig -o /boot/grub2/grub.cfg


Duração da bateria

Utilizando o mesmo programa que no Ubuntu, o Jupiter, para poupar a energia, você terá um ganho cerca de 25% a 30%, ou seja, sua bateria passará a durá aproximadamente 2:30h rodando apenas aplicações básicas.

Encontrei reclamações de outros utilizadores do Fedora recorrente a má configuração do sistema, de modo a consumir muita bateria.


Reprodução de Vídeos (Sem sucesso)

Tentei atualizar o driver da intel, ativar alguns recursos e nada, continuou ridícula a reprodução de vídeos.


Configuração do Touchpad

O arquivo de configuração é o mesmo utilizado no Ubuntu. Porém, no Fedora, apenas acrescentei a opção de configurar a área do touchpad para ter botões direito e esquerdo, assim como o scroll circular. Ficou do seguinte modo:

Section "InputClass"
   Identifier "touchpad"
   Driver "synaptics"
   MatchIsTouchpad "on"
	# Rolar circular
	Option "CircularScrolling" "on"
	Option "CircScrollDelta" "0.1"
	Option "CircScrollTrigger" "8"

	# ClickPad
	Option "ClickPad"         "on"
	Option "EmulateMidButtonTime" "0"
	Option "SoftButtonAreas"  "50% 0 82% 0 0 0 0 0"
EndSection


Considerações

Tentei utilizar o Fedora o máximo que pude, mas chegou uma hora que não aguentei mais trabalhar. O problema principal foi o consumo excessivo de bateria. Comprei uma máquina portátil e de acordo com os fabricantes, tem uma duração da bateria de até 7 horas, não cheguei nem perto disso. O problema dos vídeos também foi algo que me desanimou muito, pois gosto de assistir à seriados, filmes, e ficou impossível realizar qualquer uma dessas tarefas.

Uma coisa que achei estranho no Fedora, por ser uma distro que sempre procura se manter atualizada nas tecnologias, foi de não ter a opção de formatar o disco com o sistema de arquivos BTRFS.


Problemas encontrados no Sabayon

O Sabayon me surpreendeu em muitos aspectos e em breve estarei escrevendo um texto apenas referente a ele. Mas o problema que encontrei sobre ele mais grave foi em relação ao touchpad que precisa do xorg-server versão >= 1.12 para funcionar o Clickpad, opção que faz você poder clicar a arrastar o mouse na tela, selecionando, por exemplo, um texto. Foi preciso cerca de uma semana para ter o pacote atualizado e o touchpad funcionando perfeitamente. Fora isso, tive que configurar o ajuste de brilho. O bluetooth, como também nas outras distros testadas, não funcionou.


Soluções encontradas

Ajuste de brilho

Para o ajuste de brilho, usei as mesmas opções que foram configuradas para o Fedora, ou seja, a configuração da variável $GRUB_CMDLINE_LINUX. Após a edição do arquivo do grub, o comando para atualizá-lo é:

# grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg


Configuração do Touchpad

Para o Sabayon mantive a mesma configuração detalhada no Ubuntu, usando o mesmo nome de arquivo que também é inserido dentro do diretório /etc/X11/xorg.conf.d/


Considerações finais

Com relação ao Sabayon, posso dizer que esse apresenta um melhor desempenho, uma melhor otimização e é mais rápido, em relação as distros que foram testadas. A bateria dura em média 4:00h a 4:30h sem fazer qualquer otimização. Estou esperando portarem o Jupiter para o Sabayon, com isso acho que a bateria pode chegar a durar cerca de 6:00h. A reprodução de vídeo é impecável. O sistema raramente, muito raramente usa a SWAP e quando a faz, parece que estou com 8GB de RAM, parece ter um acesso ao SSD muito bom.

Para aqueles que estão pensando em comprar essa máquina, espero ter ajudado com algumas informações. Agora, não tenho do que reclamar do Ulrtabook, é realmente uma máquina e tanto.


Fontes:

http://www.linlap.com/wiki/acer+aspire+s3
https://fedoraproject.org/wiki/Fedora_Project_Wiki
https://wiki.sabayon.org/index.php?title=Main_Page

78 Comentários

  1. erasmo

    Tales,

    qual Sabayon vc recomenda para um netbook philco.
    fui baixar mas fiquei um pouco confuso.
    atualmente estou usando o Mint, só não funciona o leitor de cartões.
    obrigado.

    Responder
  2. erasmo

    Tales,

    qual Sabayon vc recomenda para um netbook philco.
    fui baixar mas fiquei um pouco confuso.
    atualmente estou usando o Mint, só não funciona o leitor de cartões.
    obrigado.

    Responder
  3. Tales A. Mendonça

    Erasmo,

    Se o mint está rodando bem – qual versão seria e com qual desktop manager? – acho que o sabayon com qualquer desktop manager irá rodar bem. Deixo aqui algumas dicas para experimentar:
    – E17: um ambiente muito leve e muito bonito, que o Sabayon ainda dá muita importância: http://sabayon.c3sl.ufpr.br/iso/daily/Sabayon_Linux_DAILY_x86_E17.iso

    – Gnome-shell: http://sabayon.c3sl.ufpr.br/iso/daily/Sabayon_Linux_DAILY_x86_G.iso

    – KDE: Não era muito visado antigamente, mas que hoje parece que está com grande parte da atenção voltado para ele: http://sabayon.c3sl.ufpr.br/iso/daily/Sabayon_Linux_DAILY_x86_K.iso

    – LXDE: Apesar de eu não gostar muito desse ambiente por ser um pouco parecido ao esquema do XP, mas é bem leve: http://sabayon.c3sl.ufpr.br/iso/daily/Sabayon_Linux_DAILY_x86_LXDE.iso

    – XFCE: Ótimo ambiente, leve e bem rápido – http://sabayon.c3sl.ufpr.br/iso/daily/Sabayon_Linux_DAILY_x86_Xfce.iso

    abçs!

    Responder
  4. Tales A. Mendonça

    Erasmo,

    Se o mint está rodando bem – qual versão seria e com qual desktop manager? – acho que o sabayon com qualquer desktop manager irá rodar bem. Deixo aqui algumas dicas para experimentar:
    – E17: um ambiente muito leve e muito bonito, que o Sabayon ainda dá muita importância: http://sabayon.c3sl.ufpr.br/iso/daily/Sabayon_Linux_DAILY_x86_E17.iso

    – Gnome-shell: http://sabayon.c3sl.ufpr.br/iso/daily/Sabayon_Linux_DAILY_x86_G.iso

    – KDE: Não era muito visado antigamente, mas que hoje parece que está com grande parte da atenção voltado para ele: http://sabayon.c3sl.ufpr.br/iso/daily/Sabayon_Linux_DAILY_x86_K.iso

    – LXDE: Apesar de eu não gostar muito desse ambiente por ser um pouco parecido ao esquema do XP, mas é bem leve: http://sabayon.c3sl.ufpr.br/iso/daily/Sabayon_Linux_DAILY_x86_LXDE.iso

    – XFCE: Ótimo ambiente, leve e bem rápido – http://sabayon.c3sl.ufpr.br/iso/daily/Sabayon_Linux_DAILY_x86_Xfce.iso

    abçs!

    Responder
  5. Adriano C. de Moura

    Parabéns pelo Artigo, você usou e testou em 3 distros diferentes, gostei muito das dicas do GRUB. Mais artigos como este só vem a contribuir com o mundo SL.

    Valeu.

    Responder
  6. Adriano C. de Moura

    Parabéns pelo Artigo, você usou e testou em 3 distros diferentes, gostei muito das dicas do GRUB. Mais artigos como este só vem a contribuir com o mundo SL.

    Valeu.

    Responder
  7. Marcelo Gomes

    Opá, uma grande vantagem destes notebooks é ter dois discos, um SSD (que da agilidade no boot, hibernação) e outro é um hd normal para os programas.

    Como fez isso no linux ? instalou tudo no ssd ? tudo no hd normal ? ou separou a area de hibernação e boot como acontece no windows ?

    abraço

    Responder
  8. Marcelo Gomes

    Opá, uma grande vantagem destes notebooks é ter dois discos, um SSD (que da agilidade no boot, hibernação) e outro é um hd normal para os programas.

    Como fez isso no linux ? instalou tudo no ssd ? tudo no hd normal ? ou separou a area de hibernação e boot como acontece no windows ?

    abraço

    Responder
  9. Tales A. Mendonça

    Como descrito no texto, fiz da seguinte forma: “Em todas as distros fiz a instalação do sistema em 16GB do “disco” SSD e os 4GB restantes do SSD deixei para SWAP. O Disco de 320GB ATA deixei todo para a minha home.

    Para a partição raiz (/) coloquei o sistema de arquivos BTRFS que possui um desempenho muito superior em discos SSD, fica aqui a dica. No disco ATA usei EXT4.”

    abçs


    Marcelo Gomes:

    Opá, uma grande vantagem destes notebooks é ter dois discos, um SSD (que da agilidade no boot, hibernação) e outro é um hd normal para os programas.
    Como fez isso no linux ? instalou tudo no ssd ? tudo no hd normal ? ou separou a area de hibernação e boot como acontece no windows ?
    abraço

    Responder
  10. Tales A. Mendonça

    Como descrito no texto, fiz da seguinte forma: “Em todas as distros fiz a instalação do sistema em 16GB do “disco” SSD e os 4GB restantes do SSD deixei para SWAP. O Disco de 320GB ATA deixei todo para a minha home.

    Para a partição raiz (/) coloquei o sistema de arquivos BTRFS que possui um desempenho muito superior em discos SSD, fica aqui a dica. No disco ATA usei EXT4.”

    abçs


    Marcelo Gomes:

    Opá, uma grande vantagem destes notebooks é ter dois discos, um SSD (que da agilidade no boot, hibernação) e outro é um hd normal para os programas.
    Como fez isso no linux ? instalou tudo no ssd ? tudo no hd normal ? ou separou a area de hibernação e boot como acontece no windows ?
    abraço

    Responder
  11. Rodrigo

    Opa blz?

    Colega, fiz a configuração do touch no Ubuntu 12.04 porém não obtive sucesso, basta criar o arquivo ou precisa fazer algo para que o mesmo seja carregado?

    Abraços! Parabéns pelo post!

    Responder
  12. Rodrigo

    Opa blz?

    Colega, fiz a configuração do touch no Ubuntu 12.04 porém não obtive sucesso, basta criar o arquivo ou precisa fazer algo para que o mesmo seja carregado?

    Abraços! Parabéns pelo post!

    Responder
  13. Tales A. Mendonça

    Como citado, no ubuntu não consegui fazer funcionar no xorg.org.d, então faça o seguinte: criar um arquivo, por exemplo, touchpad.sh (salve em alguma pasta do seu computador) e coloque o conteúdo de configuração, salve, dê permissão de execução. No menu do ubuntu tem opção de escolher a opção aplicativo de sessão, ai vc configura e manda chamar esse arquivo. Só isso 😉


    Rodrigo:

    Opa blz?
    Colega, fiz a configuração do touch no Ubuntu 12.04 porém não obtive sucesso, basta criar o arquivo ou precisa fazer algo para que o mesmo seja carregado?
    Abraços! Parabéns pelo post!

    Responder
  14. Rodrigo


    Tales A. Mendonça:

    Como citado, no ubuntu não consegui fazer funcionar no xorg.org.d, então faça o seguinte: criar um arquivo, por exemplo, touchpad.sh (salve em alguma pasta do seu computador) e coloque o conteúdo de configuração, salve, dê permissão de execução. No menu do ubuntu tem opção de escolher a opção aplicativo de sessão, ai vc configura e manda chamar esse arquivo. Só isso


    Rodrigo:

    Opa blz?
    Colega, fiz a configuração do touch no Ubuntu 12.04 porém não obtive sucesso, basta criar o arquivo ou precisa fazer algo para que o mesmo seja carregado?
    Abraços! Parabéns pelo post!

    Opa!

    Então colega, fiz conforme indicado, porém não teve efeito! Oq fiz foi criar um arquivo .sh copiei exatamente o conteúdo do site para ele, fechei o arquivo, dei um chmod 777 e adicionei nos aplicativos de sessão. Tentei incluindo o #!/bin/bash tb mas não teve efeito, de qualquer forma os logs retornam dizendo que os comando session não são encontrados!

    🙁 oq estou fazendo de errado?

    Responder
  15. Rodrigo


    Tales A. Mendonça:

    Como citado, no ubuntu não consegui fazer funcionar no xorg.org.d, então faça o seguinte: criar um arquivo, por exemplo, touchpad.sh (salve em alguma pasta do seu computador) e coloque o conteúdo de configuração, salve, dê permissão de execução. No menu do ubuntu tem opção de escolher a opção aplicativo de sessão, ai vc configura e manda chamar esse arquivo. Só isso


    Rodrigo:

    Opa blz?
    Colega, fiz a configuração do touch no Ubuntu 12.04 porém não obtive sucesso, basta criar o arquivo ou precisa fazer algo para que o mesmo seja carregado?
    Abraços! Parabéns pelo post!

    Opa!

    Então colega, fiz conforme indicado, porém não teve efeito! Oq fiz foi criar um arquivo .sh copiei exatamente o conteúdo do site para ele, fechei o arquivo, dei um chmod 777 e adicionei nos aplicativos de sessão. Tentei incluindo o #!/bin/bash tb mas não teve efeito, de qualquer forma os logs retornam dizendo que os comando session não são encontrados!

    🙁 oq estou fazendo de errado?

    Responder
  16. Rodrigo

    Abaixo segue o log:

    + Section InputClass
    bla.sh: linha 1: Section: comando não encontrado
    + Identifier touchpad
    bla.sh: linha 2: Identifier: comando não encontrado
    + Driver synaptics
    bla.sh: linha 3: Driver: comando não encontrado
    + MatchIsTouchpad on
    bla.sh: linha 4: MatchIsTouchpad: comando não encontrado
    + Option FingerLow 10
    bla.sh: linha 6: Option: comando não encontrado
    + Option FingerHigh 20
    bla.sh: linha 7: Option: comando não encontrado
    + Option VertTwoFingerScroll on
    bla.sh: linha 10: Option: comando não encontrado
    + Option HorizTwoFingerScroll on
    bla.sh: linha 11: Option: comando não encontrado
    + Option CircularScrolling on
    bla.sh: linha 14: Option: comando não encontrado
    + Option CircScrollDelta 0.1
    bla.sh: linha 15: Option: comando não encontrado
    + Option CircScrollTrigger 8
    bla.sh: linha 16: Option: comando não encontrado
    + Option ClickPad on
    bla.sh: linha 19: Option: comando não encontrado
    + Option EmulateMidButtonTime 0
    bla.sh: linha 20: Option: comando não encontrado
    + Option SoftButtonAreas '50% 0 82% 0 0 0 0 0'
    bla.sh: linha 21: Option: comando não encontrado
    + EndSection
    bla.sh: linha 22: EndSection: comando não encontrado

    Responder
  17. Rodrigo

    Resolvido!

    Como fiz:

    Segundo algumas dicas do bugzilla do ubuntu instalei primeiramente o pacote “xserver-xorg-input-synaptics” então criei o arquivo /etc/X11/xorg.conf.d/51-clickpad.conf e inclui suas configurações dentro dele, reiniciando o touchpad funcionou normalmente 😀 Obrigado pela ajuda!

    Responder
  18. Rodrigo

    Resolvido!

    Como fiz:

    Segundo algumas dicas do bugzilla do ubuntu instalei primeiramente o pacote “xserver-xorg-input-synaptics” então criei o arquivo /etc/X11/xorg.conf.d/51-clickpad.conf e inclui suas configurações dentro dele, reiniciando o touchpad funcionou normalmente 😀 Obrigado pela ajuda!

    Responder
  19. Tales A. Mendonça

    Foi isso que eu escrevi no texto, colocar dentro do xorg.conf.d, mas acho que vc está com uma versão antiga do ubuntu, pois o 12.04 já vem com o synaptics, se não me engano, mas que bom que deu certo 😉

    abçs!


    Rodrigo:

    Resolvido!
    Como fiz:
    Segundo algumas dicas do bugzilla do ubuntu instalei primeiramente o pacote “xserver-xorg-input-synaptics” então criei o arquivo /etc/X11/xorg.conf.d/51-clickpad.conf e inclui suas configurações dentro dele, reiniciando o touchpad funcionou normalmente Obrigado pela ajuda!

    Responder
  20. Rodrigo

    Buenas,

    Volto novamente para tentar solucionar outro problema 😀
    Não consigo utilizar o google earth, ele funciona por alguns instantes e trava toda a parte gráfica da máquina, estou utilizando 12.04. ;(

    Alguém já passou por isso?

    Obrigado!

    Responder
  21. Rodrigo

    Buenas,

    Volto novamente para tentar solucionar outro problema 😀
    Não consigo utilizar o google earth, ele funciona por alguns instantes e trava toda a parte gráfica da máquina, estou utilizando 12.04. ;(

    Alguém já passou por isso?

    Obrigado!

    Responder
  22. Danilo Santos

    amigão, estou querendo um S3 tbm… mas me fala. como ta o cooler do ultrabook, li alguns artigos que ele fica acelerado no linux…

    Responder
  23. Tales A. Mendonça

    Acelerado? Pode me dizer aonde chegou a ler sobre isso? Acho que o meu fica normal. Lembrando que eu fiz atualização da BIOS, talvez uma versão mais antiga proceda como disseres. Mas sobre o que gostaria de saber?

    Abçs!


    Danilo Santos:

    amigão, estou querendo um S3 tbm… mas me fala. como ta o cooler do ultrabook, li alguns artigos que ele fica acelerado no linux…

    Responder
  24. Tales A. Mendonça

    Acelerado? Pode me dizer aonde chegou a ler sobre isso? Acho que o meu fica normal. Lembrando que eu fiz atualização da BIOS, talvez uma versão mais antiga proceda como disseres. Mas sobre o que gostaria de saber?

    Abçs!


    Danilo Santos:

    amigão, estou querendo um S3 tbm… mas me fala. como ta o cooler do ultrabook, li alguns artigos que ele fica acelerado no linux…

    Responder
  25. Danilo Santos

    Opa, obg pela dica…
    Estou pensando em comprar um S3 para usar com Linux…

    Qual versão vc recomenda no S3, 32 ou 64 bits?
    uso distros baseadas em debian a algum tempo, mas nunca tinha testado o Sabayon…


    Tales A. Mendonça:

    Acelerado? Pode me dizer aonde chegou a ler sobre isso? Acho que o meu fica normal. Lembrando que eu fiz atualização da BIOS, talvez uma versão mais antiga proceda como disseres. Mas sobre o que gostaria de saber?
    Abçs!


    Danilo Santos:

    amigão, estou querendo um S3 tbm… mas me fala. como ta o cooler do ultrabook, li alguns artigos que ele fica acelerado no linux…

    Responder
  26. Danilo Santos

    Opa, obg pela dica…
    Estou pensando em comprar um S3 para usar com Linux…

    Qual versão vc recomenda no S3, 32 ou 64 bits?
    uso distros baseadas em debian a algum tempo, mas nunca tinha testado o Sabayon…


    Tales A. Mendonça:

    Acelerado? Pode me dizer aonde chegou a ler sobre isso? Acho que o meu fica normal. Lembrando que eu fiz atualização da BIOS, talvez uma versão mais antiga proceda como disseres. Mas sobre o que gostaria de saber?
    Abçs!


    Danilo Santos:

    amigão, estou querendo um S3 tbm… mas me fala. como ta o cooler do ultrabook, li alguns artigos que ele fica acelerado no linux…

    Responder
  27. Tales A. Mendonça

    Não há porque usar 32 bits a muitos anos. Se as máquinas suportam 64 bits, o que é bem mais rápido, por qual razão estaria utilizando 32, não é!?

    Opa, obg pela dica…
    Estou pensando em comprar um S3 para usar com Linux…
    Qual versão vc recomenda no S3, 32 ou 64 bits?
    uso distros baseadas em debian a algum tempo, mas nunca tinha testado o Sabayon…

    Responder
  28. Danilo Santos

    Boa tarde!

    Amigão, mais uma dúvida de um futuro usuário Sabayon rsrs…

    Como vc fez a instalação do S.O no acer, no ubuntu existe um app que cria um pendrive bootavel a partir de uma .iso, existe alguma forma de eu gerar isso ou somente na “unha” mesmo!?

    Responder
  29. Danilo Santos

    Boa tarde!

    Amigão, mais uma dúvida de um futuro usuário Sabayon rsrs…

    Como vc fez a instalação do S.O no acer, no ubuntu existe um app que cria um pendrive bootavel a partir de uma .iso, existe alguma forma de eu gerar isso ou somente na “unha” mesmo!?

    Responder
  30. Tales A. Mendonça

    Baixe o programa UNetbootin, baixe a ISO do SO, e instale no pendrive. Essa aplicativo instala praticamente qualquer SO no pendrive. Até para atualizar a BIOS do meu ultrabook eu usei ele 😉
    Abçs!


    Danilo Santos:

    Como vc fez a instalação do S.O no acer, no ubuntu existe um app que cria um pendrive bootavel a partir de uma .iso, existe alguma forma de eu gerar isso ou somente na “unha” mesmo!?

    Responder
  31. Tales A. Mendonça

    Baixe o programa UNetbootin, baixe a ISO do SO, e instale no pendrive. Essa aplicativo instala praticamente qualquer SO no pendrive. Até para atualizar a BIOS do meu ultrabook eu usei ele 😉
    Abçs!


    Danilo Santos:

    Como vc fez a instalação do S.O no acer, no ubuntu existe um app que cria um pendrive bootavel a partir de uma .iso, existe alguma forma de eu gerar isso ou somente na “unha” mesmo!?

    Responder
  32. Danilo Santos

    Opa, obrigado mais uma vez!


    Tales A. Mendonça:

    Baixe o programa UNetbootin, baixe a ISO do SO, e instale no pendrive. Essa aplicativo instala praticamente qualquer SO no pendrive. Até para atualizar a BIOS do meu ultrabook eu usei ele
    Abçs!


    Danilo Santos:

    Como vc fez a instalação do S.O no acer, no ubuntu existe um app que cria um pendrive bootavel a partir de uma .iso, existe alguma forma de eu gerar isso ou somente na “unha” mesmo!?

    Responder
  33. Danilo Santos

    Opa, obrigado mais uma vez!


    Tales A. Mendonça:

    Baixe o programa UNetbootin, baixe a ISO do SO, e instale no pendrive. Essa aplicativo instala praticamente qualquer SO no pendrive. Até para atualizar a BIOS do meu ultrabook eu usei ele
    Abçs!


    Danilo Santos:

    Como vc fez a instalação do S.O no acer, no ubuntu existe um app que cria um pendrive bootavel a partir de uma .iso, existe alguma forma de eu gerar isso ou somente na “unha” mesmo!?

    Responder
  34. Danilo Santos

    Cara, me ajuda denovo rsrsrs usando o Unetbootini, o pen não boota, tentei em 3 maquinas diferentes e nada…tem alguma ideia?

    Responder
  35. Tales A. Mendonça

    Baixou a Imagem ISO, verificou o MD5SUM? O pendrive está formatado como fat32?


    Danilo Santos:

    Cara, me ajuda denovo rsrsrs usando o Unetbootini, o pen não boota, tentei em 3 maquinas diferentes e nada…tem alguma ideia?

    Responder
  36. Danilo Santos

    sim, ta certinho, porém ele nao acha o “cd rom” e nao monta o /newroot

    Responder
  37. Tales A. Mendonça

    Não sei bem o que está tentando fazer, mas você deve escolhar a opção “Imagem de disco ISO”, abrir o ISO que deve estar salvo no seu computador e dar OK. Só isso. Sempre faço e sempre funciona.


    Danilo Santos:

    sim, ta certinho, porém ele nao acha o “cd rom” e nao monta o /newroot

    Responder
  38. Tales A. Mendonça

    Não sei bem o que está tentando fazer, mas você deve escolhar a opção “Imagem de disco ISO”, abrir o ISO que deve estar salvo no seu computador e dar OK. Só isso. Sempre faço e sempre funciona.


    Danilo Santos:

    sim, ta certinho, porém ele nao acha o “cd rom” e nao monta o /newroot

    Responder
  39. Danilo Santos

    exatamente isso que fiz, com 2 ISO diferentes, porém ao colocar pra iniciar o livecd ele informa que não encontra o “cdrom” e não consegue montar o /newroot

    aparece isso:

    >> Looking for cdrom
    ! ! Media not found
    >> No bootable medium found. Waiting for new devices…
    >> Looking for the cdrom
    ! ! Media not found
    ! ! Could not find CD to boot. Something else needed!
    >> Determing root device…
    ! ! Could not find the root block device in .
    Please specify another value or: press Enter for the same type “shell” for a shell, or “q” to skip…
    root block device() : :

    Responder
  40. Tales A. Mendonça

    Como assim, CD-ROM? isso é para gravar em um pendrive e você deve mandar bootar pela USB e não CD-ROM


    Danilo Santos:

    exatamente isso que fiz, com 2 ISO diferentes, porém ao colocar pra iniciar o livecd ele informa que não encontra o “cdrom” e não consegue montar o /newroot
    aparece isso:
    >> Looking for cdrom
    ! ! Media not found
    >> No bootable medium found. Waiting for new devices…
    >> Looking for the cdrom
    ! ! Media not found
    ! ! Could not find CD to boot. Something else needed!
    >> Determing root device…
    ! ! Could not find the root block device in .
    Please specify another value or: press Enter for the same type “shell” for a shell, or “q” to skip…
    root block device() : :

    Responder
  41. Danilo Santos

    Então.., isso que ta estranho, mesmo bootando pelo pendrive, ele inicia o grub e aparece isso…

    Responder
  42. Danilo Santos

    Então.., isso que ta estranho, mesmo bootando pelo pendrive, ele inicia o grub e aparece isso…

    Responder
  43. Danilo Santos

    O incrivel é que eu coloco esse pen em outro notebook e boota normal…

    Responder
  44. Tales A. Mendonça

    É!! eu tinha que ver, mas deve ser algo da sua máquina!


    Danilo Santos:

    O incrivel é que eu coloco esse pen em outro notebook e boota normal…

    Responder
  45. Ana Flávia

    Muuuito obrigada pelas dicas com o Ubuntu!
    Estava com o mesmo problema de ajuste de brilho de tela e ainda não tinha encontrado a solução.
    Valeu mesmo!

    Responder
  46. Ana Flávia

    Muuuito obrigada pelas dicas com o Ubuntu!
    Estava com o mesmo problema de ajuste de brilho de tela e ainda não tinha encontrado a solução.
    Valeu mesmo!

    Responder
  47. Danilo Santos

    Tales, muito obrigado pela ajuda meu querido…

    Estou usando o Ubuntu mesmo no S3 e tudo funcionando não sei se tem alguma diferença de hardware mas meu s3 é diferente do da foto… o meu é meio puxado para o bronze, teclado preto e usb 3.0…

    obg!

    Responder
  48. Luiz Alberto

    Boa noite Tales,
    Voce tanto pode, quanto deve pedir o reembolso dessa cópia do “ruindows” que näo usou, tente o caminho administrativo pela ACer ou Microsoft e se näo conseguir via juizado especial, pois o “custo” do equipamento está embutido o custo da cópia, e no proprio equipamento tem a chave da cópia que voce teria direito.
    abç

    Responder
  49. Luiz Alberto

    Boa noite Tales,
    Voce tanto pode, quanto deve pedir o reembolso dessa cópia do “ruindows” que näo usou, tente o caminho administrativo pela ACer ou Microsoft e se näo conseguir via juizado especial, pois o “custo” do equipamento está embutido o custo da cópia, e no proprio equipamento tem a chave da cópia que voce teria direito.
    abç

    Responder
  50. Luiz Alberto

    Do boot por uma imagem iso carregada pelo unetbootin, verifique 2 detalhes:
    1- em algumas maquinas voce deve mudar o boot pela usb
    2-em outras maquinas voce deve mudar a ordem dos hd, pois as vezes o pendrive e visto como um dos hd, ai voce deve colocar esse “hd” (pendrive) como o 1º da lista para procurar o boot
    Espero ter ajudado
    abç

    Responder
  51. cialis without prescription

    Article writing is also a fun, if you know afterward you can write otherwise it is complicated to
    write.

    Responder
  52. Tutrari

    buy cialis on line Blood in urine, pain when urinating, black tarry stools, fever, chills, nasal stuffiness and sore throat, cough and shortness of breath, dizziness, confusion, fast heartbeat, sterility may be temporary, skin darkening, metallic taste during injection, blurred vision, cataract, second cancers leukemia, bladder

    Responder
  53. prayedy

    cialis cost As he began to work with Conte, Bonds leaned less on Anderson to make decisions about his drug regimen, the excerpt says

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Suporte Acer, um atestado de incompetência « Tales A. Mendonça - [...] dia 30/4/2012 adquiri um Ultrabook Acer modelo S3-951 – cheguei até a escrever uma matéria sobre esse equipamento rodando…
  2. Suporte Acer, um atestado de incompetência « Tales A. Mendonça - [...] dia 30/4/2012 adquiri um Ultrabook Acer modelo S3-951 – cheguei até a escrever uma matéria sobre esse equipamento rodando…

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *